Você já percebeu que somos educados para ouvir a cabeça e comparar? Somente isso. Comparamos tudo com tudo. Comparamos nós com os outros e o pior: comparamos a vida com um modelo de vida criado pela cabeça. Tudo tem um modelo, um ideal. O físico ideal que devemos ter, a esperteza ideal, a inteligência ideal, a beleza ideal, o emprego ideal, o companheiro ideal, a família ideal… A nossa cultura ocidental é completamente voltada para o “tenho que…”, “quero isso, quero aquilo” que esquecemos de como é ouvir o próprio corpo. Esquecemos de como é sentir a verdade, o real.

Não somos pessoas ideais, somos reais. Ainda bem que somos reais. Deve ser algo muito angustiante não passar de um personagem, no mundo das ideias (o ideal). A vida também é real. E as pessoas que convivem conosco são reais. Cada um é o que pode ser, inclusive você e eu. Somos todos o que PODEMOS ser. E esse “podemos” muda conforme passamos por situações e aprendemos mais. Contudo, é fundamental saber ouvir o copo para absorver esse aprendizado.

Independente da situação que você vive agora, pare um pouco, relaxe, e mentalize para você mesma: “ah, eu sou o que eu posso ser”. Saia agora mesmo das pressões do “tenho que…”, isso não vale de nada. A vida é real, mas dela levamos apenas as experiências, nada mais. Os objetos e bens que conquistamos aqui é usufruto temporário. As pessoas também são temporárias. Ninguém fica junto pela eternidade. Alianças de amizade podem ser formadas, mas é extremamente difícil seguir pela eternidade com alguém constantemente ao lado. A única pessoa que te acompanhará para sempre é você. E isso já acontece agora. Você está com você 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você é a única pessoa que dorme e acorda consigo sempre. E dessa reflexão proponho: trate-se bem!

O que acha de parar agora com culpas, críticas e maledicências sobre você? Tudo o que fez na vida foi com a sabedoria que você tinha naquele momento. Então, não há motivos para culpas. Mentalize: “sempre faço o melhor com o que eu tenho agora”. E mesmo que as coisas não tenham saído como planejado, você tem a experiência de saber que pode fazer algo melhor no futuro. “O meu passado não me define”, é uma ótima mentalização também.

Chega de comparações. Todos somos únicos. Viva a sua unicidade nesse momento!

error: